Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Dicas para manter as roupas brancas

Shutterstock / Odua Images

Neutras, discretas e versáteis, as roupas brancas exigem alguns cuidados na hora da lavagem. São peças que revelam qualquer sujeirinha e ainda podem se desgastar com o tempo e ficar com as terríveis manchas amareladas. Para deixá-las limpas, impecáveis e sem manchas, confira as dicas:

  • Na hora de separar a roupa para lavar, respeite cada tipo de tecido.
  • Não coloque roupas muito sujas ou manchadas direto na máquina sem fazer a pré-lavagem com a ajuda de um detergente neutro e água.
  • Utilize o sabão líquido ou em pó com moderação, sem exageros. O excesso de sabão ou de amaciante danifica e resseca as fibras do tecido.
  • Evite manchas de desodorante fazendo uma pré-lavagem na região correspondente à axila com detergente neutro e água antes da lavagem normal da roupa.
  • As roupas de algodão que estiverem muito encardidas podem ser fervidas em uma panela de alumínio na solução proporcional de uma colher de sopa de amoníaco para cada litro de água limpa. Mas tome cuidado ao utilizar o amoníaco, pois ele é muito abrasivo e não pode ser inalado por muito tempo. Procure usar luvas e máscara na hora de manuseá-lo. Antes de aplicar a solução na roupa, faça um teste em uma pequena e escondida parte do tecido, como por exemplo, na barra. Não utilize esse produto em roupas delicadas, pois ele pode danificar a cor e a qualidade das peças.
  • O vinagre branco pode ser usado no enxágue das roupas dentro da máquina (um copo) para as fibras ficarem macias. O vinagre no enxágue também ajuda a tirar o cheiro forte de suor das peças.
  • Deve-se evitar o uso de água sanitária em roupas.
  • Respeite o volume correto de roupas para lavar. Se você encher demais a máquina, a roupa não será lavada direito. Em máquinas de abertura frontal, a dica é não empurrar a roupa para dentro, e no modelo com abertura superior, você deve respeitar a linha que demarca o limite no tambor de lavagem.

Manchas em roupas brancas

Shutterstock / Willner

Algumas manchas precisam de tratamento especial na lavagem. Vejam o que fazer nos casos mais comuns.

Manchas oleosas

Para remover manchas de gordura, faça uma pré-lavagem na roupa aplicando detergente líquido diretamente na área manchada e deixe o produto agir por 15 minutos.

Outra opção é colocar diretamente sobre a mancha um pouco de talco, farinha de trigo ou amido de milho, e deixar por algumas horas. Essas substâncias são capazes de absorver a gordura das fibras do tecido, deixando apenas uma pequena quantidade de óleo para ser retirada durante a lavagem. Funciona melhor se você aplicar rapidamente após a gordura entrar em contato com a roupa. Use uma escova de cerdas macias para retirar o excesso do talco, da farinha ou do amido e faça uma pré-lavagem na peça antes de colocá-la na máquina.

Manchas de proteína: sangue, leite, café e vinho

Para remover esse tipo de mancha os alvejantes químicos a base de oxigênio são ótimas alternativas. Mas para a utilização do alvejante a base de oxigênio ser satisfatória é preciso misturá-lo com água quente. Observe o rótulo do produto antes de fazer a solução, pois ele indica a medida e os cuidados necessários para o preparo.

Utilize esta solução de água quente com alvejante apenas nas roupas de algodão. Tecidos delicados como linho, seda, viscose, tactel não podem ser lavados com alvejante em nenhuma circunstância. Se a mancha ocorrer em roupas com esses tecidos, procure uma lavanderia especializada para resolver o problema.

Fontes: Bebel Ferreira; Irene Loureiro, administradora da empresa Benfatto Organiza; Nalva Alves, consultora doméstica; Guuh Green, estilista e Personal Organizer; Ingrid Lisboa, personal organizer e Anelise Pinele, do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Omo.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário