Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como lavar roupas a seco em casa

Dreamstime

Antes de lavar as roupas, é importante conferir a etiqueta das peças, especialmente no caso de tecidos delicados. Mas você sabe o que fazer se na etiqueta estiver indicada a lavagem a seco?

Uma das opções é levar a peça para ser higienizada numa lavanderia profissional, mas também é possível lavar a seco em casa. 

Apesar do nome, a lavagem a seco não é feita sem líquidos, mas em vez de água são usados solventes, que passam entre os fios do tecidos removendo a sujeira sem serem absorvidos. Na lavagem comum, a fibra do tecido absorve a água e aumenta de tamanho para, em seguida (durante a secagem), desinchar, o que deforma a fibra. É por isso que tecidos mais sensíveis podem encolher, desbotar ou perder a forma caso sejam lavados em água.

Lavagem a seco de lãs e malhas

Dreamstime

Roupas de malha ou lã podem ser lavadas a seco utilizando como solvente o álcool líquido comum. Basta seguir o seguinte procedimento:

  1. Numa bacia, coloque álcool suficiente para cobrir as peças. Friccione com cuidado as partes sujas ou manchadas. Jogue fora o álcool – que deverá estar sujo – e torça as roupas delicadamente. Repita esta etapa acrescentando mais álcool;
  2. Utilize uma toalha para absorver o que tiver sobrado de álcool nas peças;
  3. Coloque as peças para secar à sombra e em local arejado.

Lavagem a seco de ternos e peças de seda pura

Para roupas delicadas como ternos ou tecidos de seda pura, pode-se utilizar como solvente o Varsol (removedor). Veja os passos:

  1. Despeje uma quantidade de Varsol suficiente para cobrir totalmente a peça de roupa numa bacia. Mergulhe a roupa e deixe-a de molho por aproximadamente uma hora
  2. Torça delicadamente a peça e utilize uma toalha para absorver bem o produto que tiver sobrado no tecido
  3. Estenda a roupa à sombra, em local bem arejado para que o odor do produto se desprenda – isso pode levar de dois a três dias;
  4. Não passe o ferro diretamente sobre a roupa. Você pode colocar um papel manilha entre o tecido e o ferro e passar sem vapor.

Precauções ao manusear os produtos de lavagem a seco

Vale lembrar que os produtos utilizados na lavagem a seco, além de serem altamente inflamáveis, podem causar danos à saúde no caso de superexposição. Por isso, recomendamos que as dicas sejam seguidas com cuidado, preferencialmente com o uso de máscaras de proteção, e que os produtos sejam mantidos fora do alcance das crianças.

Compartilhe isso:
Autor:

Deixe um comentário