Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como lavar cada tipo de tecido: A a C

Cada tecido tem uma trama diferente e precisa de um tratamento específico para manter sua estrutura original. Se não cuidamos dessas singularidades na hora da lavagem, muitas vezes danificamos a textura, a cor, o caimento e movimento da roupa, comprometendo sua durabilidade. Algumas dicas fazem a diferença na conservação das peças.

Veja como cuidar de roupas cujos tecidos começam com as letras de A a C.

Algodão branco

Dicas para clarear roupas brancas que ficaram amareladas ou encardidas sem utilizar água sanitária:

1ª opção: molhe a roupa e coloque-a numa solução de 1 tampa de anil líquido, 3 colheres de sopa de álcool, 1 colher de sopa de amoníaco e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (o bicarbonato evita que o anil manche a roupa). Deixe de molho por quatro horas.

2ª opção: ferva a roupa, adicionando suco de limão no ponto de fervura.

3ª opção: dissolva em água fervente 2 colheres de sopa de sabão em pó, 1 colher de sopa de aguarrás e 1 colher de sopa de amoníaco, depois acrescente água fria no balde em que a roupa ficará de molho por quatro horas. Termine a lavagem com um bom enxágue.

4ª opção: num balde grande, dissolva 2 colheres de sopa de sabão em pó. Bata bem até formar espuma e acrescente um saquinho de filó contendo cascas de ovos esmagadas. A roupa deve ficar neste molho por cerca de uma hora.

Como tirar manchas de transpiração em algodão branco

Manchas leves: passe o sabão seco no local manchado antes de molhar o tecido. Depois, lave normalmente

Manchas maiores: faça como descrito na 1ª opção, mas exponha a parte manchada ao sol. Ferva a roupa, colocando na água da fervura um pouco de suco de limão.

Manchas antigas: faça uma pasta de sabão em pó com ácido bórico, esfregue-a nos lugares manchados, depois lave a peça como de costume.

Dica: não deixe roupas de tecido de algodão secarem totalmente, pois ficarão difíceis de passar. Passe as peças úmidas, depois as coloque ao sol.

Cambraia

  • Lave as peças de cambraia em água quente com sabão em pó para tecidos delicados.
  • Enxágue em água fria com amaciante.
  • Não torça este tipo de tecido, apenas pressione com as mãos sobre uma toalha felpuda. Se achar necessário um pouco de goma, use água de arroz fervida no último enxágue.
  • Para passar roupas de cambraia, dissolva em água 1 colher de sopa de álcool e coloque num borrifador para umedecer as peças.

Cetim branco

  • Se manchou, polvilhe imediatamente a área afetada com bastante farinha de trigo e, em seguida, retire o pó batendo de leve. Se a mancha não for removida, repita a operação, deixando a farinha por várias horas. Neste caso, use uma escova macia para retirar a farinha. Posteriormente, lave a peça com sabão para tecidos delicados e enxágue bem.
  • Para que a peça de roupa de cetim fique com aspecto de nova, passe uma solução de água com meia xícara de chá de água boricada.
  • Não torça nem use pregador neste tipo de tecido. A secagem deve ser feita em cima de uma toalha.

Cetim preto

  • Se manchou, espalhe sal sobre a mancha e coloque uma rodela de batata crua por cima. Deixe assim de um dia para o outro, depois lave com sabão para tecidos delicados, enxaguando bem.
  • Para o cetim preto ficar com aspecto de novo, use uma solução de 1 xícara de chá preto e 1 colher de café de amoníaco, que deve ser aplicada com uma esponja macia sobre o tecido.
  • Não torça nem use pregador neste tipo de roupa. Seque a peça com auxílio de uma toalha. Passe a ferro pelo lado do avesso, forrando o tecido com um pano úmido.

Crochê e tricô

  • Num balde grande cheio de água morna, dissolva 1 colher de sopa de sabão em pó ou de coco e 1 colher de sopa de amoníaco e bata bem até ficar uma substância espumosa. Deixe a roupa de molho nesta solução por duas horas. Enxágue bem.

Peças brancas de crochê: no último enxágue, acrescente uma colher de água oxigenada para manter o aspecto de novas.

Peças brancas de tricô: enxágue em água com algumas gotas de anil.

Peças de cor bege claro: acrescente chá preto frio na água do último enxágue.

  • Se tiver uma peça de tricô que encolheu, prepare uma solução de água e sabão para roupas delicadas e acrescente 1 colher de sopa de álcool, 1 colher de sopa de terebintina e 3 colheres de amoníaco. Enxágue bem e proceda como o explicado no item acima.
  • A melhor maneira de retirar os fiapos e as bolinhas que se formam nas malhas é enrolar uma fita colante nos dedos das mãos com o lado colante para fora e passar diversas vezes sobre a malha, até que ela fique com aspecto de nova.

 

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário