Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como lavar biquínis, maiôs e sungas

Shutterstock

Maiôs, biquínis e sungas são peças delicadas feitas a partir de polímeros e fibras de elastano, que são capazes de garantir a elasticidade necessária às peças e resistência aos banhos de mar, sol e piscina.

Para ter uma peça que dure muitos verões, é preciso tomar alguns cuidados básicos na hora de lavar, secar e guardar os companheiros de praia e piscina. Veja dicas essenciais para os biquínis, maiôs e sungas continuarem bonitos e com aparência de novos durante mais tempo:

  • Lavar as peças logo após o uso. Ficar muito tempo com elas molhadas no corpo, além de danificar o tecido, também pode trazer riscos à saúde.
  • Lavar manualmente com água fria e sabão neutro. Leia atentamente a embalagem do produto, pois sabão em barra e líquido não são necessariamente neutros.
  • Não deixar as peças de molho. Essa ação faz com que os tecidos desbotem mais facilmente e possam até manchar.
  • O ideal é espremer delicadamente o tecido na hora da lavagem, nunca torcê-lo.
  • Evitar o contato do tecido com cremes, óleos e cosméticos, inclusive autobronzeadores, bronzeadores e protetores solares.
  • Não passar a ferro e manter a peça longe de superfícies abrasivas.
  • Secar à sombra, evitando a secagem em máquina.

Cores desbotam

Shutterstock

Não se engane: biquínis, maiôs e sungas coloridas desbotam. O ideal é não utilizar sabão em excesso, evitar o contato da peça com temperaturas superiores a 40°C e evitar também águas com PH alcalino.

Já os biquínis brancos tendem a ficar amarelados com o tempo. A causa disso é a exposição à luz e oxidação em excesso causada pela utilização de amaciantes, por exemplo. Para evitar que a peça ganhe a cor amarelada, o ideal é seguir os cuidados citados anteriormente e não usar amaciante de roupas na lavagem. Para peças que já estejam amareladas, o uso de alvejantes sem cloro indicados para utilização em produtos feitos com fio poliamida, à base de perborato de sódio pode ajudar.

Entre a água salgada do mar e a água com cloro da piscina, o mais prejudicial aos tecidos das peças de moda praia é o cloro da piscina, que danifica o elastano das peças, promovendo a perda da elasticidade e acelerando a deformação e a transparência.

Dica esperta da BBel

Para escolher um biquíni de qualidade, preste atenção na quantidade de elastano presente na peça. Quanto mais elastano, maior será a resistência do produto.

Como guardar

Shutterstock

Dependendo da região, enquanto o verão não chega, as peças que usamos na praia e na piscina ficam guardadas por muito tempo. A forma de guardá-las também influencia na vida útil do tecido. Como esses tecidos são mais sensíveis à umidade, é preciso armazená-los em local arejado e de tempos em tempo tirá-lo do armário para a peça ‘respirar’.

Uma boa opção é guardar os biquínis em pequenos sacos de algodão ou tecido para proteger melhor as peças. Modelos que tenham bojos ou enchimentos na parte do sutiã não devem ter a espuma virada ao contrário para não deformar a estrutura. O ideal é encaixar uma na outra sem virar o bojo; assim o biquíni terá vida útil maior.

 

Fontes: Andrea Martins, especialista da LYCRA® e Bruna Gomide, personal organizer.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário